Beatriz Ester Moura de Castro é a diretora do Agrupamento de Escolas de Lordelo. É Licenciada em Geografia – Ramo de Formação Educacional, pela Universidade do Porto, Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade Católica Portuguesa; Professora de Geografia do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e foi Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Lordelo entre 2007 e 2009. É atualmente Diretora do Agrupamento de Escolas de Lordelo desde 2009.
Quais são os principais objetivos educacionais que o Agrupamento pretende alcançar?
O Agrupamento de Escolas de Lordelo (AEL) tem como missão prestar à comunidade educativa um serviço público de qualidade, garantindo o direito de cada criança e de cada aluno a uma educação inclusiva, promotora de melhores aprendizagens, de modo a que todos os alunos alcancem as competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Deste modo, destaco como principais objetivos da ação do AEL: promover o sucesso educativo de todas as crianças e alunos; promover medidas conducentes à inclusão de todos as crianças e alunos que o frequentam; promover um ambiente escolar seguro, saudável e socialmente acolhedor; envolver os alunos na tomada de decisões sobre o funcionamento do agrupamento; consolidar a participação dos pais e encarregados de educação na vida da escola e na assunção de responsabilidades e reforçar a interação entre o AE Lordelo e a comunidade educativa.
E quais são os maiores desafios que a escola enfrenta atualmente?
A evolução acelerada da sociedade atual impõe à escola novos desafios que requerem capacidade de adaptação, planeamento e flexibilidade. À escola de hoje, pede-se que seja capaz de se reconfigurar e preparar as crianças e os jovens para enfrentar as exigências de uma sociedade cada vez mais diversificada, complexa e tecnológica. É necessário re(inventar) um conjunto de estratégias capazes de motivar os alunos para o processo de ensino e da aprendizagem garantindo a promoção da qualidade e da exigência no ensino e no desenvolvimento integral de todos os alunos. Esta combinação exige um esforço partilhado entre todos os elementos da comunidade educativa, salientando, aqui a corresponsabilização das famílias no processo educativo dos seus educandos.
Como é promovido o envolvimento da comunidade, incluindo pais, professores e alunos?
O envolvimento da comunidade é feito através da implementação de atividades de cariz curricular e extracurricular, nos diferentes níveis e ciclos de ensino, promovendo-se uma articulação entre os diversos intervenientes educativos internos (crianças/alunos, pessoal docente e não docente) e externos à escola (entidades parceiras).
Assim, o AEL tem vindo a estimular a participação dos alunos em iniciativas que potenciam o desenvolvimento das suas capacidades, dos seus talentos e da sua criatividade, através do envolvimento das famílias (a título de exemplo, caminhadas abertas à comunidade, jornadas do ambiente em articulação com o Município de Paredes, campanhas de solidariedade, noite de ciência, sarau de poesia, decoração das escolas em datas comemorativas, feiras de São Martinho, conto de histórias e ações dirigidas a pais no âmbito da parentalidade positiva).
Existem iniciativas específicas para fortalecer a relação entre a escola e a comunidade local?
Sim. O AEL tem apostado na relação Escola-Família-Comunidade, quer através da realização de atividades dirigidas à comunidade, quer através da implementação dos canais digitais do AEL (Página Web, Facebook, Instagram e Whatsapp) para divulgar informação, atividades e iniciativas, verificando-se uma consolidação clara na mobilização da comunidade educativa.
O AEL desenvolve iniciativas no âmbito da solidariedade e do voluntariado, nomeadamente na angariação de bens e na colheita de sangue junto dos trabalhadores. Acresce o protocolo com a Liga Portuguesa contra o Cancro, com o desenvolvimento do Projeto Jovens Promotores de Saúde. Neste âmbito, salienta-se desde 2014, a participação do AEL no Projeto Lordelo Solidário – parceria entre diversas instituições locais para apoio a famílias carenciadas.
A valorização dos sucessos dos alunos é realizada mediante uma cerimónia aberta à comunidade para reconhecimento do mérito e excelência (Quadro de Valor e Quadro de Excelência) com a entrega dos respetivos diplomas, onde estão representadas diversas instituições sociais e outras entidades locais.
Para além disso, o AEL organiza ações de caráter formativo destinadas à comunidade local, entre as quais se destacam a academia digital para pais, sessões de parentalidade, sessões de nutricionismo, noite de ciência, jornadas do ambiente (em parceria com o Município de Paredes), sarau de poesia, feira de S. Martinho, festas de encerramento do não letivo, entre muitas outras. A participação das crianças e dos alunos em eventos locais e no desenvolvimento de atividades previstas no Plano Anual de Atividades torna-os, a par com os seus pais e encarregados de educação, corresponsáveis pelo desenvolvimento da comunidade envolvente e simultaneamente participantes ativos na construção da identidade do AEL.
Como a escola aborda a integração de inovação e tecnologia na educação?
Com a requalificação da escola-sede, o AEL fez um investimento muito significativo na melhoria das condições tecnológicas e físicas das salas de aula (apetrechamento com smart TV, videoprojetores, mesas e cadeiras), do polivalente (ambiente acolhedor e propício ao convívio apetrechado com smart TV e sistema de som), e da biblioteca. Ao nível dos laboratórios, foi efetuado um investimento na aquisição de materiais e equipamentos específicos (microscópios, hote, bancadas laboratoriais). Nas escolas básicas, as salas de aulas encontram-se apetrechadas com material tecnológico (por exemplo, quadros interativos), favorecendo um ambiente escolar desafiador da aprendizagem. Verifica-se também um forte investimento em material didático-pedagógico na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário e material de intervenção psicopedagógica e de orientação vocacional.
De salientar que, com a implementação do ensino à distância, em março de 2020 foi criado um email institucional para todos as crianças e alunos e a adoção da plataforma Google suite for education, sendo estes uma ferramenta pedagógica estruturante do trabalho entre professores e alunos e constituindo-se, atualmente, como uma forma complementar ao processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.
Para além disso, o AEL de Lordelo reforçou a carga curricular da disciplina Tecnologia de Informação e Comunicação nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, favorecendo assim o desenvolvimento de competências digitais nos alunos.
Existem planos para implementar novas abordagens pedagógicas ou tecnologias no futuro?
Sim. Desde o ano letivo 2021/2022, que o AEL implementa o Plano de Ação do Desenvolvimento Digital da Escola. Este plano tem como objetivos centrais: desenvolver a capacitação digital dos docentes, não docentes, discentes, pais e encarregados de educação; estimular a partilha de recursos educativos digitais para aplicar em contexto de sala de aula com vista à adoção de metodologias de ensino mais ativas e inovadoras; implementar e utilizar diferentes canais de comunicação e alterar os processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos com recurso a ferramentas e ambientes digitais.
No âmbito da sua autonomia, o AEL oferece como complemento à Educação Artística, no 3.º ciclo do ensino básico, a disciplina de Educação Tecnológica. A nível da oferta complementar oferece-se a disciplina de Habilidades Linguísticas, no 1.º ciclo e a disciplina de Trabalho de Projeto, que funciona em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Quais são as práticas existentes para apoiar o desenvolvimento académico e emocional dos alunos?
Com vista ao desenvolvimento académico das crianças e dos alunos, o AEL procede ao desenvolvimento de projetos que se articulam com as disciplinas, nomeadamente os de natureza marcadamente extracurricular (Clubes: Xadrez, Arte Urbana, Música, Mat Clube, Geo Team, Ciência Viva, Crossfit e Desporto Escolar); projetos com uma componente extracurricular, mas que permitem a realização de atividades dentro do horário das disciplinas (Clube Europeu, Projeto Eco-escolas, Projeto Educação para a Saúde, Plano Nacional de Cinema, Clube de Ciência Viva, Junior Achievement Portugal; ERASMUS +; eTwinning); projetos que funcionam em blocos inscritos no horário das disciplinas envolvidas (Diário de Escritas, Vamos Escrever!, A Escrever, Avanço, Clube de Leitura, Escola a Ler, Speaking, On_Parle, Cálculo Mental, Projeto Eureka).
O AEL assume a opção pelo reforço do Centro de Apoio à Aprendizagem, nos diferentes níveis e ciclos de ensino, com recursos humanos de diferentes áreas disciplinares com vista à recuperação das suas aprendizagens.
O AEL também tem vindo a fazer um investimento no bem-estar social e emocional das crianças e dos alunos, através do seu Serviço de Psicologia e Orientação, composto por três psicólogos. Estão a ser implementados duas medidas: Melhoria das Competências Sociais, destinada às crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e Estímulo à Inteligência Socioemocional e Desenvolvimento Pessoal, destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
No AEL, os alunos são convidados a ter um papel ativo na vida da escola e a valorizar o exercício de uma cidadania ativa e informada como forma de promover o desenvolvimento de competências para uma cultura de democracia e de responsabilidade, através da implementação da medida A Voz dos Alunos. No sentido de fomentar uma melhor integração e adaptação dos alunos à entrada do 5.º ano de escolaridade, o AEL promove a atividade A Tua Nova Escola, em articulação com o pessoal docente, não docente e alunos do ensino secundário.
Como a escola lida com a diversidade de necessidades dos alunos?
De forma a lidar com a diversidade das crianças e dos alunos, o AEL tem adotado estratégias diversificadas tais como, coadjuvação em sala de aula nos diferentes anos de escolaridade, implementação de apoios no âmbito do Centro de Apoio à Aprendizagem dirigidos a alunos que beneficiam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, preparação para as provas finais de ciclo e exames nacionais, mentoria entre pares, reforço da biblioteca com recursos humanos para a dinamização de atividades em articulação com as disciplinas, apoio de Matemática ao 1.º ciclo, implementação do concurso SuperTmatik, Oficina de escrita nos 7.º e 8.º anos de escolaridade, reforço curricular em algumas disciplinas [Português e Matemática (9.º ano de escolaridade), Inglês (10.º ano de escolaridade), Português (11.º e 12.º anos de escolaridade) e Matemática (12.º ano de escolaridade)] e os projetos interdisciplinares.
É ainda de realçar que os alunos provenientes do estrangeiro são imediatamente apoiados à chegada quer no âmbito da sua inclusão no AEL, quer na aprendizagem da Língua Portuguesa
As instalações das escolas do Agrupamento dão a resposta às necessidades da comunidade escolar?
Sim. Tem sido uma preocupação do AEL fazer uma gestão criteriosa de fundos e de receitas próprias em prol de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo capaz de promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, e tornar cada escola num lugar atrativo para as crianças, para os alunos e para todos os profissionais que nele trabalham. No entanto, constata-se que as salas de aula na escola sede são insuficientes para responder à atual dimensão do AEL, quer em número de turmas, quer em número de alunos.
Quais são as maiores dificuldades que o Agrupamento enfrenta?
As principais dificuldades que o agrupamento enfrenta são, sem dúvida, o excesso de burocracia e o envelhecimento do pessoal docente e não docente.