LORDELENSES PELO MUNDO
ISAURA COSTA, 36 anos, HÉLDER LEAL, 39 anos, cresceram em Lordelo e foi onde se conheceram. Contraíram matrimónio em 2010 e daí nasceu o GONÇALO, em 2012. Estão emigrados em França desde agosto de 2015 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Visitam Lordelo sempre que surge uma oportunidade.
Quando decidiram instalar-se em França e o que os motivou a mudarem de país?
Decidimos emigrar para França em agosto de 2015. Não foi uma decisão fácil, mas era a altura certa para arriscar e procurar uma vida melhor para a nossa família.
Em que região de França estão e como surgiu a oportunidade de se fixarem nesse local?
Vivemos nos arredores de Paris, Sartrouville, no departamento 78. A oportunidade de nos instalarmos aqui surgiu depois de um telefonema de alguns amigos que já viviam aqui e nos fizeram a proposta de vir para aqui trabalhar.
Como foi a adaptação?
No início, não foi nada fácil. Um país diferente, a barreira linguística e o impacto de estar perante um povo que impõe bem os seus direitos e liberdades. Valoriza e respeita muito a sua privacidade. É um país onde há muitas culturas diferentes. Sentimos uma grande diferença no nosso dia-a-dia. Os franceses são
acolhedores, mas ao mesmo tempo estão distantes. Faltam-nos muito aquelas festas aos fins-de-semana, quando os dias mais quentes chegam, os fogos de artifício, a música… Agora, depois destes quase 8 anos, já estamos adaptados.
Têm ligações com a comunidade portuguesa residente?
Sim, há muitos portugueses no local onde vivemos e muitos lordelenses também. Há sempre cafés e restaurantes portugueses. Também temos a festa portuguesa perto do mês de agosto.
Como fazem para matar as saudades da sua terra?
Temos a sorte de viver perto de muitos lordelenses e isso ajuda a matar as saudades. A internet e os telemóveis também ajudam a aquecer um pouco os nossos corações…
Visitam Lordelo regularmente?
Infelizmente, não tanto como gostaríamos, mas passamos sempre as nossas férias de verão em Lordelo para matar saudades de casa e ganhar energia por mais um ano de luta. Mas Lordelo está sempre connosco, a nossa família vive lá e é em Lordelo que estão as nossas raízes.
Desejam regressar a Lordelo em definitivo?
Sim, o nosso desejo passa por regressar a Lordelo. Ainda não temos uma data definida para esse regresso, mas espero que seja em breve.
Uma mensagem aos Lordelenses…
Aproveitem ao máximo a cidade que temos, os espaços verdes e as atividades. Devemos unir-nos para levar o nome de Lordelo para longe. Só quando estamos longe é que vemos as coisas maravilhosas que existem em Lordelo. A cidade tem muito para nos oferecer.